Litoplan

Alimentação saudável: dieta ideal aumenta imunidade e previne doenças

Guia de Conteúdo

Os alimentos que você ingere todos os dias são o melhor remédio para aumentar a sua imunidade; saiba quais itens devem fazer parte da sua dieta

Todos os alimentos que ingerimos, sejam eles ricos em nutrientes ou não, têm algum tipo de impacto na nossa saúde. Uma alimentação saudável aumenta imunidade. Quando fazemos as melhores escolhas, ou seja, priorizamos grupos de alimentos que aumentem a imunidade, o resultado pode ser um organismo mais resistente e menos sujeito a doenças.

Porém, o que é ter uma alimentação saudável e quais são os benefícios que uma dieta tem na prevenção de doenças? Responder a essa pergunta não é uma tarefa simples e múltiplos fatores precisam ser levados em consideração. A alimentação certamente é um deles. Uma dieta balanceada pode sim ser capaz de impactar de forma positiva na sua imunidade.

Neste artigo, listamos alguns alimentos e boas práticas alimentares que podem ajudá-lo a ter uma imunidade mais alta. Vale lembrar que dietas sempre devem ser adaptadas para as necessidades e a realidade de cada pessoa. Portanto, antes de restringir certos grupos de alimentos, sugerimos sempre que você se consulte com um profissional de nutrição para tirar todas as suas dúvidas, ok?

alimentação que aumenta a imunidade
Alimentação que aumenta a imunidade

Alimentação saudável aumenta a imunidade?

Sim, a alimentação tem relação direta com o seu sistema imunológico. Obviamente, este não é o único fator a ser considerado, mas tenha em mente que ele é um dos mais importantes. Dependendo do tipo de dieta que você faz, a falta do consumo de alguns grupos de alimentos pode resultar em uma baixa imunidade. O contrário também é válido: uma dieta saudável pode deixá-lo com a imunidade mais alta. Mas afinal, como acontece essa relação?

O sistema imunológico nada mais é do que um conjunto de células que defendem o organismo como um todo de vírus, bactérias e outras doenças. Para que essa resposta imunológica ocorra, é necessário que uma substância chamada antígeno entre em ação. O sistema imunológico utiliza os antígenos para provocar uma “reação” e, com isso, impedir que esses elementos estranhos se beneficiem ou se proliferem em nosso corpo.

E onde estão os antígenos? Em várias substâncias, como medicamentos, vacinas, nas partículas de pólen e também nas moléculas dos alimentos. Substâncias como o Zinco e a Vitamina A, por exemplo, são duas das que mais contribuem para aumentar a nossa imunidade. Claro, é possível obtê-las por meio de suplementos, se necessário, mas nem é preciso ir tão longe: basta incluir certos tipos de alimentos na sua dieta para suprir as necessidades diárias.

alimentação saudável
Alimentos e benefícios que eles podem proporcionar na imunidade

Quer adicionar este infográfico ao seu site? Copie e cole o código abaixo no site:

Quais são os tipos de alimentos que ajudam a aumentar a imunidade?

Independentemente do tipo de dieta que você tem, seja ela para perda de peso e emagrecimento ou para ganho de massa muscular, alguns alimentos devem sempre estar presentes nas nossas refeições.

É o caso, por exemplo, do alho e do tomate. Isso não significa que você só deva comer isso ou que precise abusar da quantidade ingerida. Lembre-se: uma alimentação saudável é sempre uma alimentação equilibrada, que privilegia todos os grupos alimentares. Vamos conhecer alguns itens que não devem faltar na nossa dieta?

Alho

O alho é rico em vitaminas A e C e é considerado um dos alimentos que mais contribuem para a melhoria do nosso sistema imunológico. Além disso, ele possui uma substância chamada alicina, com propriedades anti-inflamatórias.

Seja utilizando o alho como tempero nos seus alimentos ou mesmo consumindo-o in natura – alho com azeite aromatizado é uma boa pedida para combinar com saladas –, o importante é que você adicione uma pitada diária desse ingrediente às suas refeições.

Tomate

O tomate é outro alimento considerado importante para fins de imunidade. Por possuir substâncias antioxidantes, ele auxilia na proteção das células. Entre as suas propriedades há uma substância chamada licopeno – e é ela uma das principais estrelas do alimento.

Versátil, o tomate pode ser consumido em sua forma natural ou por meio dos mais diversos tipos de molho. Ele combina com a dieta de quem está buscando mais saladas como também combina com carnes vermelhas, peixes, massas e o que mais você imaginar. O importante é que ele não fique de fora do seu prato.

Iogurte

Quando falamos de iogurte talvez você já esteja pensando naquela versão de morango que tanto gosta, não é mesmo? Mas não é desse iogurte que estamos falando. Escolha as versões integral e desnatada. Os iogurtes saborizados têm mais açúcar e substâncias artificiais, e são menos benéficos nesse sentido.

Iogurtes integrais e desnatados possuem probióticos, micro-organismos que auxiliam na saúde intestinal. Aliás, aqui vale uma curiosidade: você sabia que cerca de 80% das células do sistema imunológico ficam no intestino? Cuidar bem dessa parte do corpo é sinônimo de boa saúde.

Mel

Se você não renuncia ao gosto adocicado que o açúcar proporciona, mas quer reduzir as quantidades desse ingrediente no dia a dia, opte pelo mel de abelha. O mel tem substâncias prébiocas, que funcionam como uma espécie de alimento para as células.

Você pode usar o mel para passar no pão ou mesmo para adoçar sucos e vitaminas. Porém, faça isso com cautela: o mel é bastante calórico e o consumo excessivo pode gerar outros tipos de problema. O ideal é incluir ao menos uma colher diária na sua dieta, não mais do que isso.

Gengibre

No passado o gengibre era utilizado como uma espécie de remédio para gripes e resfriados. Essa percepção popular não existia por acaso. De fato, o gengibre tem propriedades antioxidantes e antibacterianas, o que faz dele um ótimo item a ser acrescentado nos mais diversos momentos do nosso dia a dia.

Inclua pitadas de gengibre em sucos e chás, por exemplo, para ter um gostinho extra de saúde. No preparo de carnes ele também pode ser uma boa pedida. Tome cuidado apenas para não exagerar na dose, pois essa raiz tem um gosto forte.

alimentação saudável dicas
Alimentação saudável dicas

Guia da alimentação saudável: como usar os alimentos a seu favor

Agora que você já sabe que escolher os alimentos corretos pode ajudá-lo a ter um organismo mais saudável e resistente a vírus e bactérias, é hora de prestar atenção também a alguns conselhos adicionais que vão proporcionar mais saúde, independentemente do seu estilo de vida. Siga essas 10 dicas:

Prefira o consumo de alimentos in natura. Quanto menos eles forem processados, maior será a integridade das principais substâncias, o que é benéfico para a sua saúde.

Moderação. Itens como óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser consumidos em pequenas quantidades e, quando possível, eliminados por completo. Fique atento na hora de cozinhar os alimentos ou preparar os seus pratos preferidos. Acredite: o paladar se acostuma depois de um certo tempo.

Alimentos processados devem ser evitados sempre que possível. Claro, sabemos que volta e meia alguns deles entram em nossa dieta – e não há muito o que fazer com relação a isso. O segredo não está em eliminá-los por completo, mas sim em fazer deles exceção no seu cardápio, não regra.

Além dos alimentos processados existem ainda os ultra processados. São aqueles em que praticamente tudo é artificial, como é o caso de snacks e salgadinhos. Nesse caso, se você puder evitá-los, melhor, já que eles não trazem benefício algum para a sua saúde.

Faça refeições regulares. Muitas pessoas acreditam que ficar sem comer é um bom negócio na hora de emagrecer, mas isso não é verdade. Uma alimentação saudável inclui várias refeições ao dia, com quantidades menores de alimentos. Isso fará com que você se sinta saciado por mais tempo e não abuse quando vir pela frente os seus pratos preferidos.

Atenção aos seus hábitos de compra. Temos tendência a escolher sempre as opções mais cômodas e os supermercados acabam reunindo a maior parte das nossas compras de mantimentos. Porém, nem sempre esses locais são os mais adequados para encontrar alimentos in natura de qualidade. Se possível, inclua visitas a feiras ou locais que disponham de maior variedade de frutas e verduras.

Prepare seu próprio alimento. Quando preparamos as nossas próprias refeições, tendemos a consumir pratos mais saudáveis do que aqueles que comemos fora de casa. E mais: no final das contas, você vera que a economia também será maior.

Não coma com pressa. O momento em que fazemos uma refeição é fundamental para o nosso organismo. Dê um tempo para si mesmo na hora de fazer seus lanches ou mesmo de almoçar e jantar. Procure se concentrar em uma única atividade e aproveite melhor o momento.

Evite fast foods. Lanches podem ser interessantes para “enganar a fome”, mas nunca serão tão saudáveis como uma boa refeição. Crie o hábito de ter frutas sempre por perto. Uma mação ou uma banana cabem na sua mochila ou na sua bolsa e são muito mais interessantes para a sua imunidade do que um sanduíche.

Observe as embalagens dos alimentos. Nem tudo aquilo que parece ser saudável ou light de fato é. Muitos alimentos escondem outras substâncias que se consumidas em excesso também podem fazer mal à sua saúde. Seja mais criterioso na escolha dos alimentos.

dieta equilibrada
Dieta equilibrada

A dieta ideal é aquela feita sob medida para você

Por mais que existam diversos modelos de dieta por aí, e em muitos casos elas podem ser bastante úteis, nenhuma será mais eficiente do que aquela desenvolvida por um profissional de saúde especialmente para você.

Isso se deve ao fato de que cada um de nós tem necessidades específicas. Cortar um grupo inteiro de alimentos ou pular refeições, por exemplo, pode até ajudar a emagrecer, mas certamente trará muitas outras consequências negativas para a sua saúde – e especialmente para o sistema imunológico.

Por isso, antes de montar qualquer tipo de dieta, agende uma consulta com um nutricionista ou consulte um médico para tirar todas as suas dúvidas. Se necessário, faça exames médicos para verificar como está a sua saúde. Porém, não deixe de incorporar hábitos de vida mais saudáveis à sua rotina, pois é o conjunto de ações que ajudará a tornar seu organismo mais resistente.

Alimentação que aumenta a imunidade, alimentação que aumenta a imunidade, alimentação que aumenta a imunidade. Dieta ideal, dieta ideal, dieta ideal, dieta ideal, dieta ideal. Como aumentar a imunidade, como aumentar a imunidade, como aumentar a imunidade, como aumentar a imunidade. Prevenção de doenças, prevenção de doenças, prevenção de doenças, prevenção de doenças, prevenção de doenças, prevenção de doenças.

Veja outros conteúdos interessantes:

Deixe seu comentário

ans-evangélicosaúde

MEDSUL SAÚDE
Responsável Técnico
Dra. Amanda Valim Kampa
Cassab CRM/PR 24874

ans-dentaluni

DENTAL UNI
Responsável Técnico
Dr. Eduardo Carrilho
CRO/PR 14.673

LITOPLAN SAÚDE

LITOPLAN DENTAL

(41) 2152-2152         (41) 99103-8040        (41) 99290-0737      comercial@litoplan.com.br

Copywrite © 2021 · Litoplan Planos de Saúde e Odontológicos. Todos os direitos reservados. Design by Regulus Design Studio.

ans-evangélicosaúde

MEDSUL SAÚDE
Responsável Técnico
Dra. Amanda Valim Kampa Cassab CRM/PR 24874

ans-dentaluni

DENTAL UNI
Responsável Técnico
Dr. Eduardo Carrilho
CRO/PR 14.673

LITOPLAN SAÚDE

LITOPLAN DENTAL

(41) 2152-2152

(41) 99290-0737

Copywrite © 2021 · Litoplan Planos de Saúde e Odontológicos. Todos os direitos reservados. Design by Regulus Design Studio.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.