10 benefícios do beijo para a saúde!

Os beijos produzem sensações intensas, ​​e têm o poder de nos deixar sem fôlego e até esquecermos dos nossos problemas. Isso porque beijos são experiências únicas, e se tornam inesquecíveis ao longo da vida.

O fato é que os beijos estão geralmente associados a momentos felizes e geram prazer e bem-estar. Porém, sabia que essas sensações todas podem ser explicadas cientificamente?

Além de ser parte essencial da nossa cultura, o beijo possui vários benefícios ao corpo e à mente que nem imaginamos. Eles podem auxiliar a nossa autoestima, aumentar a imunidade e até prevenir rugas e marcas de expressão.

Sabemos que parece difícil de acreditar que algo tão prazeroso pode nos manter saudáveis. Por isso, para te ajudar a entender como tudo isso se encaixa, no artigo de hoje vamos apresentar 10 benefícios do beijo para a saúde!

1. Aumenta os hormônios da felicidade

Porque beijar é bom? Beijar faz com que o nosso cérebro libere diversos compostos químicos que nos fazem muito bem, ativando nosso sistema de recompensas.

Portanto, o que sentimos ao beijarmos nada mais são do que reações químicas que beneficiam a nossa mente e corpo.

Sendo assim, compostos como a dopamina e serotonina são os principais responsáveis pelas sensações de euforia, afeto e amor que sentimos nesses momentos.

Esses mesmos componentes, caso estejam em níveis muito baixos, podem causar efeitos negativos como tristeza, instabilidade e fraqueza.

Dessa forma, além de proporcionar um melhor equilíbrio hormonal, beijar traz mais disposição e felicidade para as situações do cotidiano Assim, trazendo mais qualidade de vida como um todo.

os benefícios do beijo
Aumenta os hormônios da felicidade – Beijo na testa

2. Melhora a autoestima

Nada melhor para a autoestima do que se sentir desejado e querido, não é mesmo? Por isso, estudos comprovam que altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, estão diretamente ligados com a sensação de baixa autoestima.

Sabe um bom remédio para isso? Beijar!

Beijar, além de produzir diversos hormônios positivos para o nosso corpo, ainda diminui os níveis de cortisol. Sendo assim, melhora a forma como nós enxergamos a nós mesmos.

Desse modo, realimenta o ciclo: quanto melhor nos sentimos, mais à vontade e confiantes ficamos para beijar e expressarmos nossos sentimentos.

3. Diminui o estresse do dia-a-dia

Cortisol também é um grande responsável pelos níveis de estresse que sentimos em nosso dia a dia. Por isso, demonstrações de afeto em geral, como beijar, abraçar ou até mesmo dizer “eu te amo”, tem um impacto direto em como lidamos com o stress.

Além do prazer físico, os beijos produzem um bem-estar emocional. Desse modo, conseguimos esquecer todos os problemas, pelo menos por alguns minutos.

Para entender mais sobre o cortisol e a importância de um relacionamento amoroso na sua saúde, acesse o nosso último artigo.

4. Alívio da ansiedade

E por falar em estresse, outro benefício do beijo para a saúde está no controle da ansiedade. Isso porque nada melhor do que um beijo ou uma palavra amiga de alguém importante para nos sentirmos mais calmos.

Portanto, ações como estas liberam ocitocina, um hormônio que diminui os índices de ansiedade, aumentando a sensação de relaxamento e bem-estar. É também o hormônio principal causador de sentimentos como o amor e o carinho.

Assim, sempre que estiver meio ansioso ou angustiado, procure uma pessoa querida para dar um beijo ou um abraço, a ciência garante que isso irá ajudar!

5. Reduz a pressão alta

Nada supera aquela sensação de coração disparado quando beijamos alguém, ou a leveza que sentimos quando somos abraçados por uma pessoa especial.

Isso porque nosso coração dispara de uma forma tão intensa, que faz com que as nossas veias se dilatem, aumentando a nossa circulação sanguínea. Esse aumento atua diretamente no combate à pressão alta, uma vez que faz o sangue fluir melhor.

benefícios do beijo na boca
Reduz a pressão alta – Casal idoso se beijando

6. Intensifica os músculos do rosto

Envolvendo de 2 a um total de 34 músculos faciais, beijar é um dos maiores exercícios faciais que podemos fazer. Portanto, beijar nos ajuda a combater a flacidez e aumenta a circulação sanguínea em toda a região do rosto.

Além disso, trabalhar os músculos faciais também auxilia na produção de colágeno, contribuindo para uma pele firme e mais jovem.

7. Auxilia na imunidade

A troca de saliva entre o casal pode expor os indivíduos a diversas novas bactérias. Apesar de não parecer, essas novas bactérias podem auxiliar diretamente na construção da sua imunidade, protegendo o corpo de diversos tipos de doenças.

Estudos demonstram também que casais que se beijam frequentemente dividem a mesma microbiota tanto na saliva quanto na língua.

8. Ajuda na higiene bucal

Sabe aquele beijo bom, dos bem dados, que chamamos de “beijo molhado”? Por incrível que pareça, ele pode influenciar diretamente em nossa saúde bucal. Isso porque o beijo estimula a nossa produção de saliva.

Dessa forma, toda essa saliva extra faz com que haja uma limpeza maior das bactérias nocivas em nossa boca, sem contar que ajuda a reduzir o acúmulo das placas bacterianas.

9. Expressão das emoções e sentimentos

Para nós, seres humanos, colocar em palavras tudo aquilo que sentimos pode ser complexo, apesar de necessário. Desse modo, o beijo entra onde as palavras não conseguem alcançar.

A demonstração de amor e carinho através da intimidade física é algo tão natural para nós quanto existir. Assim, é o canal por onde deixamos fluir todos os nossos sentimentos e emoções de forma direta e sincera.

Portanto, o beijo também pode ser uma boa ferramenta para botar em dia o cuidado com a mente e o seu estado emocional. Não deixe de, quando possível, expressar o seu amor pelas pessoas próximas com um beijo.

porque beijar é bom
Expressão das emoções e sentimentos – Marido beijando o rosto da esposa na cama

10. Essencial para a qualidade de vida do casal

Quando pensamos na qualidade de vida em um relacionamento, principalmente dos de longo prazo, o beijo se torna um ponto chave. Mais do que um ato de “bom dia” ou “até mais tarde”, o beijo é um dos principais elementos de demonstração de carinho e afeto.

O beijo vem para reafirmar, manter a chama acesa e cultivar a tão necessária intimidade do casal. Dessa forma, aos eternos namorados, é o que mantém aquele sentimento forte do começo pulsando para sempre.

Sinta-se bem informado sobre como manter sua saúde e qualidade de vida em dia através do Blog da Litoplan, com artigos novos semanalmente.

Benefícios do beijo, benefícios do beijo. Os benefícios do beijo, os benefícios do beijo. Benefícios do beijo na boca, benefícios do beijo na boca, benefícios do beijo na boca, benefícios do beijo na boca. Quais os benefícios do beijo, quais os benefícios do beijo.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.