Probióticos: o que são e quais são os benefícios para a saúde!

Você provavelmente já ouviu falar que tomar probióticos traz muitos benefícios para a saúde intestinal, mas deve ter se ficado com muitas dúvidas no meio do caminho.

Como em tudo, nossa saúde é uma questão de equilíbrio, portanto nossa flora intestinal também pode facilmente se desequilibrar.

Por isso, situações estressantes, alterações hormonais ou o consumo de antibióticos são apenas algumas das coisas que podem desequilibrar o nosso organismo.

Diversos estudos mostram que o desequilíbrio de bactérias saudáveis em nosso sistema digestivo está ligado à menor prevenção de doenças e um baixo sistema imunológico.

Apesar de as bactérias terem a reputação de causar doenças, suas versões mais “saudáveis” podem ajudar nosso corpo em momentos de desequilíbrio como esses. Pode parecer estranho, mas algumas dessas bactérias, ao ingeridas, são benéficas à nossa saúde!

Assim, um crescente número de pesquisas científicas sugere que você pode tratar e até prevenir algumas doenças com alimentos e suplementos contendo certos tipos de bactérias vivas.

Para entender mais sobre os probióticos e seus benefícios à saúde, acompanhe o nosso artigo de hoje.

o que são probióticos
Probióticos – Dois copos de iogurte

O que são probióticos?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o termo probiótico como “microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem efeito benéfico à saúde”.

Dessa forma, as espécies chamadas de lactobacillus e bifidobacterium são as mais utilizadas como probióticos. Assim, podem ser consumidas como suplementos ou como parte de alguns alimentos dentro da nossa dieta.

Sendo assim, os probióticos são bactérias benéficas que vivem no nosso intestino e melhoram a saúde geral do corpo. Desse modo, facilitam a digestão e a absorção de nutrientes e fortalecem o sistema imunológico.

Por isso, quando a flora intestinal não está em equilíbrio, o intestino acaba sendo povoado por bactérias ruins, que deixam o organismo suscetível a doenças.

Nesses casos, é recomendado que junto de uma alimentação balanceada, a inclusão de alguns probióticos fundamentais na restauração da flora intestinal.

Para que utilizamos probióticos?

Maus hábitos alimentares, estresse e uso de antibióticos afetam diretamente a flora intestinal. Portanto, os alimentos probióticos, além de estabilizá-lo, também são capazes de estimular a produção de anticorpos e fortalecer o sistema imunológico.

Assim, existem estudos que demonstram a eficácia desses componentes na prevenção e redução ao longo do tempo de diarreia aguda em adultos e crianças. Além disso, auxiliam com sequelas associadas ao uso prolongado de antibióticos e medicamentos controlados.

Especialistas também sugerem que esses microrganismos ajudam a combater a síndrome do intestino irritável, constipação, doença de Crohn e gripes. Ainda, é capaz de reduzir o risco de câncer de cólon.

Ademais, os probióticos têm demonstrado efeitos benéficos na intolerância à lactose. Logo, é capaz de melhorar a absorção de cálcio e reduzir a extensão e os sintomas da alergia à laticínios.

Contudo, o ideal é consumi-los sob supervisão médica, de forma a investigar a origem do problema e descartar situações mais graves pré-existentes. Visite seu médico geral para entender como iniciar a prática e quais são os melhores alimentos para incluir na sua dieta.

Principais benefícios dos probióticos para a saúde

Como mencionamos anteriormente, os probióticos podem ajudar a regular a saúde geral do nosso corpo e mente.

Sendo assim, separamos os principais benefícios da inclusão dessas bactérias na sua rotina alimentar.

Melhora o humor e reduz o estresse

As bactérias no intestino produzem neurotransmissores, que são os mensageiros do seu corpo. Dessa forma, os neurotransmissores ajudam na saúde do sono, no humor, além de controlar a função da bexiga e do coração.

O estresse é conhecido por perturbar as bactérias intestinais, o que pode afetar a quantidade e a função destes neurotransmissores. Logo, os suplementos probióticos podem ajudar a repovoar as bactérias intestinais durante e após períodos de estresse.

Ajuda na absorção de nutrientes

Os probióticos ajudam a manter os micróbios benéficos no intestino, que auxiliam na absorção de nutrientes dos alimentos. Além de termos uma alimentação saudável e equilibrada, precisamos que a absorção seja feita corretamente pelo nosso corpo.

Sendo assim, algumas bactérias como Lactobacillus e Bifidobacterium melhoram a absorção de ferro. Este é um micronutriente importante para a produção de sangue e transporte de oxigênio por todo o corpo.

para que serve o probiótico
Ajuda na absorção de nutrientes – Mulher comendo iogurte

Pode facilitar a perda de peso

Nosso intestino desempenha um papel importante na forma como o corpo extrai energia (ou calorias) dos alimentos. Por isso, a saúde e a regularização do intestino podem ser fatores essenciais para a perda de peso.

Mantém o seu coração saudável

Fator fundamental para a saúde do coração é o nível de colesterol. Desse modo, algumas pesquisas mostram que a suplementação de alguns probióticos pode ajudar a reduzir o colesterol total e o colesterol LDL,  conhecido como colesterol “ruim”.

Melhora a saúde da pele

A dermatite é um tipo de eczema mais comum em bebês e crianças, caracterizada por coceira e descamação na pele. No entanto, algumas pesquisas mostram que em crianças pequenas os probióticos podem ajudar.

Dessa forma, os probióticos contendo Lactobacillus podem melhorar a saúde da pele e reduzir os sintomas e o risco de desenvolver essa condição, bem como outras alergias.

Aumenta o sistema imunológico e acelera a recuperação de doenças

Quando estamos doentes, as bactérias no intestino geralmente ficam desequilibradas. Portanto, ocorre principalmente quando você sofre de uma doença viral, intoxicação alimentar ou teve que tomar antibióticos por um período prolongado.

Sendo assim, os probióticos são capazes de abastecer nossa flora intestinal com boas bactérias, e podem ajudar a equilibrar o sistema imunológico.

Como incluir na alimentação?

Existem duas maneiras de ingerir probióticos: aumentando o consumo de alimentos considerados probióticos naturais ou através de suplementos probióticos. Por isso, deixamos abaixo em que alimentos e suplementos é possível encontrá-los.

Alimentos com probióticos naturais

  • Iogurte natural: são a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado hoje;
  • Kefir: produto fermentado com leveduras e bactérias, semelhante ao iogurte, mas possui maior quantidade de probióticos;
  • Leite fermentado: geralmente contêm lactobacilos vivos adicionados pela indústria, sendo o Yakult o mais famoso;
  • Kombucha: uma bebida fermentada feita principalmente de chá preto, mas que possui diversos sabores;
  • Chucrute: preparação culinária que é feita através da fermentação de repolho fresco ou folhas de repolho;
  • Sourdough: composta por bactérias que são produzidas através da fermentação de cereais como o trigo junto de microorganismos, utilizado para fazer diversos produtos como pães, bolos e biscoitos.

Suplementos probióticos

  • Bifidobacteria animalis: ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e facilita a digestão;
  • Lactobacillus acidophilus: auxilia na absorção de vários nutrientes, além de combater infecções;
  • Lactobacillus rhamnosus: ajudam a combater rapidamente casos de diarreia. Também pode ajudar no tratamento da acne, eczema e candida;
  • Lactobacillus fermentum: neutralizam produtos e toxinas liberados durante a digestão, melhorando o ambiente para o crescimento da flora intestinal.
alimentos com probióticos
Alimentos com probióticos naturais

Sinta-se bem informado sobre como manter sua saúde e qualidade de vida em dia através do Blog da Litoplan, com artigos novos semanalmente.

Para que serve o probiótico, para que serve o probiótico, para que serve o probiótico, para que serve o probiótico, para que serve o probiótico. Benefícios dos probióticos, benefícios dos probióticos.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.