Saúde e Amor: a importância do amor para a vida saudável

Borboletas na barriga e noites sem dormir pensando naquela pessoa. Apaixonar-se é um sentimento como nenhum outro.

Mas, você sabia que estar apaixonado realmente traz benefícios para a saúde tanto do seu corpo quanto da sua mente?

Por isso, é apropriado que o símbolo do amor seja um coração, dados todos os benefícios do amor para a saúde desse órgão vital. Isso porque, segundo diversos estudos, pessoas casadas têm metade do risco de morte por doença cardíaca do que solteiros ou divorciados.

Quando você se apaixona, há uma maior liberação de endorfinas, conhecidas como antidepressivos naturais, que permitem que você aproveite mais a vida.

Dessa forma, o amor não apenas ajuda a melhorar sua qualidade de vida, mas também tem um impacto significativo na saúde. Para saber mais sobre o amor e seus efeitos e benefícios para a saúde, acompanhe o nosso artigo de hoje!

amor e saúde
Saúde e amor: Casal sorrindo

O que é o amor segundo a ciência?

Afinal de contas, o que é o amor? Temos dificuldade em defini-lo, apesar de sermos fascinados pelo assunto.

De forma geral, o amor romântico apresenta diversos aspectos biológicos como o desenvolvimento de vínculos emocionais, atração sexual e recorrência de pensamentos intrusivos.

Apesar de ocorrerem com maior frequência e intensidade nas primeiras fases do amor, são sensações que nos acompanham durante toda a duração da relação afetiva.

Ao nos depararmos com a pessoa amada ou até mesmo ao pensarmos nela, ativamos diversas áreas do nosso cérebro que estão relacionadas com a recompensa e a motivação.

Dessa forma, diminuindo nosso comportamento defensivo, e aumentando consideravelmente a confiança em nosso parceiro.

O processo é tão contagiante que desativamos também áreas como a amígdala e o córtex frontal. Assim, reduzindo quaisquer emoções negativas ou julgamentos que possam surgir sobre a pessoa. Por isso podemos dizer que o amor é, de fato, cego.

Saúde e as relações afetivas: qual a conexão?

Sabemos que a saúde do coração é importante, por isso nos exercitamos e prestamos atenção no que comemos. Porém, outro aspecto importante para a nossa saúde, que nem sempre praticamos, é o amor.

Inúmeros estudos já comprovaram que o amor é benéfico para a nossa saúde. Além de ser uma das emoções básicas do ser humano, produz uma série de reações químicas em nosso corpo que nos afetam de forma positiva.

Desse modo, a ciência também consegue explicar como o amor influencia o nosso corpo e a mente. A felicidade inicial de estar apaixonado é estimulada por 3 substâncias químicas no cérebro.

  • Noradrenalina: aumenta sua frequência cardíaca, mantendo você acordado à noite pensando na pessoa que você ama;
  • Dopamina: a substância química do bem-estar;
  • Feniletilamina: liberada quando estamos perto de nossos companheiros ou companheiras, nos dando borboletas na barriga.

Ademais, não se trata apenas de amor romântico, mas o amor em suas muitas formas. Assim, são benéficas desde as relações com o seu grupo de amigos e parentes, até aquela pessoa especial com quem você tem um relacionamento a longo prazo.

Desse modo, passar tempo com entes queridos – familiares e amigos – também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

a importância do amor
Saúde e as relações afetivas: Casal fazendo alongamento antes dos exercícios

Os benefícios do amor para a sua saúde

Além do amor ser ótimo por razões inexplicáveis, existem alguns benefícios cientificamente comprovados para o ser humano. Separamos alguns deles abaixo para você conhecer!

Aumenta a autoestima

O amor aumenta a produção de melatonina, que melhora a autoestima e proporciona uma sensação de vitalidade. Além disso, amar e ser amado ajuda a nos sentirmos importantes para os outros, o que faz você se sentir mais seguro de si mesmo.

Melhora a vitalidade

Graças ao aumento das taxas de estrogênio liberadas quando começamos a nos apaixonar, experimentamos mudanças físicas perceptíveis. Assim, é possível notar uma melhora na pele, cabelos e unhas.

Auxilia a saúde do coração

Seria impossível o amor não fortalecer o coração. Isso porque essa sensação de paixão ajuda na produção de dopamina, ocitocina e norepinefrina; três substâncias que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.

Reduz níveis de estresse

O cortisol é o hormônio que é liberado em resposta ao estresse, e consequentemente causa um aumento na pressão arterial. No entanto, apaixonar-se reduz a produção deste hormônio, de forma que os efeitos negativos do estresse diminuem naturalmente.

Diminui o índice de tristeza e mal estar

Quando há uma maior liberação de endorfinas, a sensação de felicidade aumenta, portanto são as substâncias conhecidas como antidepressivos naturais. Além disso, as endorfinas auxiliam o nosso sistema imunológico, melhorando as defesas do corpo contra doenças.

Casais e a vida fitness: a fórmula para o sucesso

Apesar de sabermos da importância de ter uma rotina de exercícios, às vezes ter a força de vontade para realmente fazer o trabalho pode ser difícil. Mas, de acordo com um estudo recente, mulheres e homens estão mais propensos a adotar hábitos saudáveis em casal.

Assim, torna-se mais fácil iniciar atividades físicas e perder peso se nossos parceiros se juntarem a nós no novo comportamento saudável.

Ter um objetivo comum pode fazer com que você e seu parceiro desfrutem de boa saúde e vitalidade até os oitenta anos.

Interesses compartilhados nunca são demais em um relacionamento. Por isso, ter um objetivo compartilhado é uma ótima maneira de fortalecer seu vínculo emocional, além de manter sua saúde física em dia!

amor saudável
Casais e a vida fitness: Casal de idosos com tatames na mão

Você conhece as 5 linguagens do amor?

Todos temos uma forma diferente de demonstrar afeto e carinho às pessoas que queremos bem. Dessa forma, as cinco linguagens do amor abordam essas diferenças.

Para melhorar a qualidade de vida do casal, é necessário entender qual o seu perfil amoroso e o do seu companheiro ou companheira. Conheça cada uma delas abaixo.

Palavras de afirmação

As palavras de afirmação têm como forma de demonstrar o afeto à comunicação. Por isso, elogios, incentivos e expressões de afeto são comuns quando se convive com alguém desse perfil.

Tempo de qualidade

Tem relação com o tempo que o casal passa juntos. Seja nas atividades diárias ou em momentos especiais, esse perfil sente necessidade de estar próximo e de vivenciar situações com pessoas amadas.

Presentes

Nesse caso, o valor financeiro não necessariamente é um detalhe importante. Assim, para indivíduos com esse perfil, o ato de presentear é uma demonstração de afeto, que pode ocorrer em forma de um bilhete carinhoso, uma flor, um jantar ou uma viagem.

Atos de serviço

Para pessoas com esse perfil, as ações valem mais do que palavras. Dessa forma, a expressão de afeto vem da atenção e do cuidado para com o outro, nos mais diversos tipos de ações.

Toque físico

Como o nome diz, tem relação com o contato físico entre o casal. Sendo assim, beijos, abraços ou até o ato de segurar as mãos, são essenciais para essas pessoas.

Sinta-se bem informado sobre como manter sua saúde e qualidade de vida em dia através do Blog da Litoplan, com artigos novos semanalmente.

A importância do amor, a importância do amor, a importância do amor, a importância do amor, a importância do amor. Amor saudável, amor saudável, amor saudável, amor saudável, amor saudável. Benefícios do amor.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.