Setembro Amarelo: como ajudar na prevenção do suicídio?

Setembro é o mês do combate ao suicídio. Saiba como você pode ajudar quem precisa.

Em 2015 surgiu o Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. A ação foi uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina e com a Associação Brasileira de Psiquiatria.

No Brasil, a ocorrência de suicídio aumenta cada vez mais, principalmente entre os jovens. Isto mostra a importância de ações de conscientização no combate desse problema.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 24 horas, em média 32 brasileiros tiram a própria vida. O número é preocupante.

Diante desses dados, vale saber como ajudar. Por isso, listamos aqui algumas ações simples que você pode fazer para ajudar quem precisa e colaborar para a prevenção do suicídio.

prevenção do suicídio
Como prevenir o suicídio?

1. Conheça o Setembro Amarelo

Antes de tudo, busque saber mais sobre as campanhas de conscientização que acontecem no país e na sua cidade. Conhecer a causa te ajudará a entender que suicídio é assunto sério.

2. Preste atenção em quem você ama

Esteja atento às pessoas do seu convívio. Observe se seu familiar ou amigo apresenta alguma alteração de comportamento. Se sim, procure saber o motivo e como você pode ajudar.

3. Aproxime-se de quem precisa de ajuda

Muitas vezes, a depressão e outros problemas emocionais dão pistas. Se perceber que alguém está passando por problemas e apresenta sinais de que pensa em suicídio, aproxime-se, tente entender e ajudar.

4. Não diminua a dor do outro

Não caia no erro de achar que depressão é besteira. Depressão é uma doença que, assim como as outras, precisa ser tratada.

Se desconfiar que alguém próximo está com depressão, não diminua a importância do problema, ajude.

5. Ouça com o coração aberto

Ter alguém disposto a ouvir pode mudar o destino de uma pessoa que passa por sofrimento. Por isso, esteja aberto a ouvir com generosidade um amigo ou familiar que estiver passando por problemas.

Ouça sem julgar ou falar dos seus problemas. Entenda que o momento é de quem desabafa. Respeite isso e ofereça escuta.

busque ajuda
Ouça com o coração aberto!

6. Converse e mostre que se importa

Após ouvir, converse com a pessoa que precisa de ajuda. Demonstre que se importa e ofereça palavras que diminuam a dor dela.

Na vida de quem está sofrendo, uma conversa sincera e amorosa pode mudar tudo.

7. Busque ajuda

Se perceber que alguém próximo apresenta ideias suicidas, não espere muito tempo e busque ajuda. Vá junto com a pessoa procurar ajuda médica. Neste caso, é indispensável contar com um psicólogo ou psiquiatra para enfrentar o problema e evitar a ocorrência do suicídio.

Não existe nada mais importante do que a vida. Ajude a prevenir o suicídio.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.