Como melhorar sua saúde mental na quarentena?

Faz mais de um ano que um vírus que começou em Wuhan, na China, se tornou uma pandemia mundial que chegou ao Brasil. A pandemia de coronavírus impactou a saúde coletiva, a economia, a política e a vida social dos brasileiros que, a fim de conter o contágio, foram aconselhados pela Organização Mundial de Saúde a ficarem em quarentena.

Seja em menor ou maior escala, a vida individual também sofreu impactos. A mudança de rotina, a falta de liberdade para sair de casa sem preocupação, a necessidade de vigilância e cuidados constantes, a distanciamento das pessoas amadas, o risco de contrair um vírus que levou e está levando a vida de milhares de pessoas… Estas novidades indesejadas despertaram em muitos indivíduos sentimentos como medo, angústia, incerteza, insegurança, desânimo, entre outras emoções danosas à saúde mental.

É natural que, diante da urgência de evitar uma doença, seja direcionado um foco maior à manutenção da saúde física. No entanto, a falta de saúde mental na quarentena pode afetar negativamente a qualidade de vida das pessoas e, em muitos casos, levar ao aparecimento de sintomas físicos como a baixa da imunidade e até mesmo ao desenvolvimento de doenças que afetam campos diversos do organismo.

saúde mental na quarentena
Saúde mental na quarentena

Manter um nível elevado de imunidade é fundamental para enfrentar a pandemia e, considerando o fato de que a saúde mental pode afetar a imunidade, faz-se necessário tratar a questão com a atenção que ela merece.

Por isso, mesmo que seja desafiador, é muito importante não deixar de lado os cuidados com o psicológico e buscar maneiras viáveis de se manter são e bem durante este período que o mundo está atravessando.

Existem formas simples de melhorar a saúde mental na quarentena, veja algumas delas:

1. Pare para visualizar e organizar a rotina atual!

Se você sente que ainda não conseguiu se adaptar à nova rotina de passar mais tempo em casa, reserve um momento do seu dia e visualize tudo o que está acontecendo na sua casa e no cotidiano. Se for preciso, pegue papel e caneta e anote o que pode ser mudado para melhor, bem como as formas de organizar uma rotina que seja mais benéfica a todos que habitam a casa.

Fazer esse exercício te ajudará a dar o primeiro passo rumo à organização do seu dia a dia, adaptando-o ao novo modo de vida que o momento exige. A organização te dará maior sentimento de controle e, consequentemente, menos ansiedade.

2. Não se acomode!

Sabe-se que o fato de estar em casa já é, por si só, um convite para ficar mais à vontade. Todavia, é preciso estar atento para não deixar que a situação leve a um estado de acomodação, no qual a rotina de atividades fundamentais seja prejudicada. Além disso, dar espaço para o comodismo pode te impedir de descobrir atividades que possam te trazer prazer e crescimento pessoal.

Por isso, nada de ficar só de pijama o dia todo! Coloque uma roupa, arrume os cabelos e não se entregue ao sofá e à TV!

saúde emocional
Saúde emocional

3. Tenha momentos de relaxamento ativo!

Você sabia que existem dois tipos de relaxamento, o relaxamento passivo e o relaxamento ativo?

No relaxamento passivo, você cultiva momentos de pausa olhando o celular, vendo um programa de tv, ouvindo uma música… Apesar de este tipo de relaxamento ser necessário também em alguns momentos, escolher unicamente essas formas de relaxar, pode te levar a um estado de maior falta de ação e desânimo.

O relaxamento ativo pode ser realizado a partir de um hobbie no qual você esteja fazendo e não apenas recebendo algo, trata-se de uma maneira de voltar a atenção da mente a coisas boas e tranquilizantes. Algumas sugestões de relaxamento ativo são: conduzir uma brincadeira com o pet ou com uma criança; fazer algum tipo de artesanato; cuidar de um espaço da sua casa e cozinhar.

4. Pratique exercício físico e cuide da alimentação!

Exercitar-se é essencial não só para a saúde do corpo, mas também para a saúde da mente na quarentena. Permitir que o corpo se movimente faz com que hormônios de bem estar sejam liberados, além de mandar embora diversos sentimentos danosos como a falta de ânimo, tensão e estresse.

Além disso, é fundamental não descuidar da alimentação. Ter horários para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar; além de fazer bem à saúde, te ajudará a ter uma boa rotina de alimentação e, com isso, o sentimento de que você está fazendo o que é correto para a saúde do seu corpo, o que te dará mais tranquilidade.

melhorar a saúde mental
Melhorar a saúde mental

5. Saia para caminhar e ter contato com a natureza!

Saia para fazer caminhadas ao ar livre, usando máscara e seguindo os protocolos sanitários. Caminhar proporcionará um momento de bem estar e relaxamento para sua mente.

Se possível, vá a lugares nos quais se tenha contato com a natureza: um parque, uma praça… Um local aberto com árvores e calmaria. O contato com a natureza tem o poder magnífico de proporcionar saúde mental.

6. Mantenha contato com familiares e amigos!

Embora o momento peça distanciamento físico, não deixe de estar conectado às pessoas que você ama! Faça chamadas de vídeo ou converse de outra forma segura, mas não deixe de conversar e cultivar os bons relacionamentos. Estar em contato com as pessoas faz bem e te ajuda a enfrentar os momentos difíceis.

Faça mais do que te faz bem e não deixe de pensar com carinho na qualidade dos seus pensamentos e emoções. Se precisar, peça ajuda! Manter uma boa saúde mental neste momento pode ser desafiador, mas é muito necessário para que você viva bem, com saúde e feliz.

Saúde emocional, saúde emocional, saúde emocional.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.