A descoberta de uma gravidez, na maioria dos casos, é um momento de grande emoção e alegria, assim como todo o período de gestação que, apesar de causar mudanças, também é cercado por diversos momentos especiais.
No entanto, esse momento tão especial ganha um significado diferente quando vivenciado em meio a uma pandemia.
A gestação durante a pandemia de coronavírus, mesmo trazendo consigo todas as suas emoções positivas, pode também trazer uma dose de tensão à gestante; pois é natural que neste momento apareçam o medo e a ansiedade por conta da situação atípica na qual a gravidez ocorre.
Sendo assim, é necessário assumir algumas práticas de cuidado para que a gestante se sinta segura e tranquila durante a espera do seu bebê. Uma dessas práticas, fundamental para lidar com a gestação durante a pandemia, é o distanciamento físico.
Recentemente, a Unicef conversou com a Presidente da Confederação Internacional de Parteiras, Franka Cadée, e publicou algumas dicas dadas por Cadée de como praticar medidas de distanciamento físico:
- Evite o contato com qualquer pessoa que apresente sintomas da Covid-19;
- Evite o transporte público sempre que possível;
- Trabalhe em casa, quando possível;
- Evite grandes e pequenas aglomerações em espaços públicos, particularmente em espaços fechados ou confinados;
- Evite reuniões presenciais com amigos e familiares;
- Use serviços telefônicos, de mensagens de texto ou online para entrar em contato com a parteira, obstetra e outros serviços essenciais.
Este é o primeiro passo para a proteção da gestante: a adoção das medidas de distanciamento físico, para que se evite a contaminação durante a gravidez.
E as consultas de acompanhamento, devem ser feitas normalmente?
Muitas clínicas se prepararam para garantir que mulheres grávidas sejam atendidas em local separado de pacientes infectados, além de aderirem o modelo de consulta online para momentos nos quais não seja necessária a presença física no consultório.
Desse modo, mesmo diante da situação atual, é importante que o pré-natal seja feito corretamente e que aconteça o acompanhamento médico durante toda a gravidez.
O que a gestante deve fazer para se cuidar física e mentalmente?
Por gestar em cenário que exige atenção redobrada, existem algumas práticas simples que a gestante pode adotar para se prevenir, cuidar da saúde e passar pelo momento com tranquilidade. Aqui estão algumas dicas:
- Lave as mãos com água e sabão regularmente e use álcool gel quando não for possível lavar as mãos;
- Quando precisar sair de casa, use máscara corretamente (tampando boca e nariz) e evite tocar os olhos, nariz e boca sem estar com as mãos devidamente higienizadas;
- Alimente-se bem. Siga as orientações médicas de alimentação e consuma alimentos ricos em ferro e demais nutrientes;
- Cuide do seu bem estar e cultive momentos de relaxamento em casa. Ouça música, converse com a barriga, arrume o enxoval… Faça coisas que promovam momentos de prazer e de calma;
- Faça exercícios leves dentro de casa como alongamentos, entre outros que forem recomendados para você;
- Mantenha contato com as pessoas próximas. Troque momentos agradáveis com a família dentro de casa e converse pelo telefone com as pessoas que estão distantes;
- Pesquise sobre como ter uma gestação saudável e leve, busque instrução e informação de boa qualidade.
Lidar com a gestação durante a pandemia e esperar a chegada do bebê pode ser desafiador, mas quando adotadas as medidas certas de prevenção e cuidados, é possível vivenciar este grande momento de maneira segura, tranquila e muito feliz.