Como manter a qualidade de vida ficando em casa?

A pandemia de coronavírus chegou mudando o estilo de vida dos indivíduos ao redor do mundo. Muitas pessoas adaptaram o cotidiano de trabalho ao estilo home office, estudantes passaram a estudar à distância e atividades que antes eram realizadas fora de casa como idas à academia, cursos e atividades culturais, modificaram sua intensidade ou deixaram de fazer parte da vida de muitos.

A necessidade de isolamento social alterou a rotina das famílias e, por consequência disso, atividades fundamentais para a manutenção da saúde e do bem-estar foram sendo deixadas para segundo plano.

como manter a qualidade de vida
Como manter a qualidade de vida ficando em casa?

Todavia, mesmo diante da situação atual, na qual evitar a contaminação e proliferação do coronavírus é prioridade, não podemos descuidar da manutenção da saúde física e mental, tão importantes quanto.

Pensando nisso, listamos aqui algumas maneiras de cuidar da sua saúde e manter a qualidade de vida dentro de casa.

1. Não deixe de se exercitar

Existem formas de se exercitar dentro de casa, desde atividades com aparelhos de ginástica até exercícios que você pode fazer utilizando como apoio objetos comuns da sua casa. O importante é movimentar o corpo todos os dias.

A internet oferece diversos vídeos de profissionais, com orientações simples e dicas de exercícios para você fazer em casa. Mas vale lembrar que é preciso muito cuidado na escolha dos vídeos, portanto faça uma pesquisa e opte por conteúdos confiáveis.

Outra alternativa é sair de casa para fazer uma caminhada num espaço ao ar livre. Neste caso é fundamental o uso de máscara e todas as precauções para sua proteção e a proteção de todos ao redor.

Uma sessão de exercícios de pelo menos 30 minutos por dia pode oferecer a você muito mais disposição e bem-estar.

exercícios em casa
Exercícios em casa

2. Organize sua rotina

Com a junção de várias atividades em um só lugar, muitas pessoas tiveram de encarar um novo desafio: como conciliar?

A falta de um espaço delimitado para o trabalho e estudo pode atrapalhar a organização do dia a dia, por isso estabelecer uma rotina se tornou essencial para o bom desempenho das atividades.

Ter uma agenda com horários para cada tarefa ajuda a fazer as coisas de forma mais organizada e evita a presença da ansiedade.

Evitar usar pijama o dia todo e montar um local apropriado para o trabalho e/ou estudo também são atitudes que colaboram para a organização do cotidiano.

3. Tenha momentos de lazer dentro de casa

Há inúmeras formas de se ter lazer dentro de casa. Cozinhar, brincar com o animal de estimação, ver um filme, aprender a tocar um instrumento musical, cuidar das plantas ou ler um livro são alguns dos hobbies possíveis de adotar ficando em casa.

Independente do tipo de atividade que mais te agrada, o importante é reservar momentos para o lazer, pois isso trará benefícios para sua saúde mental.

momentos de lazer dentro de casa
Momentos de lazer dentro e casa.

4. Converse com as pessoas

Converse com as pessoas que moram com você e as que estão longe.

Conversar traz benefícios para o seu campo emocional e para as outras pessoas, além de fortalecer os relacionamentos.

Faça vídeo chamadas, esta atitude aproximará você das outras pessoas, ao possibilitar um contato maior do que somente a conversa por textos ou áudio possibilita.

5. Dê um tempo nas telas

Ficar offline e sair da frente das telas por um período de tempo é necessário para manter o seu bem-estar.

Largue o celular por algumas horas, desligue a tv, fique longe de notícias. Desconecte-se por um momento. Aproveite para relaxar e passar um momento com as pessoas do seu convívio.

Cuidar de você é o que você pode fazer de melhor para garantir maior qualidade de vida para você e para quem você ama.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.