Como se sentir bem com seu próprio corpo

Olhar no espelho e não gostar do que vê, sentir que precisa mudar algo e fazer críticas ao próprio corpo são algumas das situações que milhares de pessoas enfrentam.

Essas situações são recorrentes e estão ligadas a fatores como: cultura, pressão social, padrões de beleza, histórico de vida, entre outros.

Fato é que todo mundo quer se sentir bem e, por consequência, com seu próprio corpo.

Entretanto, o que pouca gente pensa é que, para além da estética, para se sentir bem com o próprio corpo é preciso pensar, antes de tudo, em saúde, bem-estar e adotar práticas que contribuam para tal.

Olhe para seu corpo com carinho
Olhe para seu corpo com carinho

Veja algumas dicas de como melhorar a relação com seu próprio corpo:

1. Olhe para seu corpo com carinho

O primeiro passo para se sentir bem é parar e olhar para o seu corpo com carinho. Isto é, reconhecer o quão maravilhoso é ter um corpo e com ele poder fazer tantas coisas boas.

Entender o corpo como uma ferramenta que você usa para ser feliz dá outro sentido para sua relação com ele.

2. Pratique a autoaceitação

Autoaceitação é importante quando o assunto é corpo. Trata-se de uma prática constante e que nem sempre é fácil. Todavia, é um caminho poderoso para que você se sinta bem com quem você é e com a sua aparência.

Neste sentido, é necessário dedicar tempo ao autoconhecimento. Ao se conhecer, você saberá reconhecer seus pontos fortes e fracos, aceitando cada um deles e melhorando o que pode ser melhorado e fortalecendo sua autoaceitação.

3. Não se compare

Nos dias atuais, com as redes sociais tão presentes no dia a dia, não se comparar pode ser um grande desafio.

Sim, pode ser desafiador, mas é muito necessário. Evitar a comparação é essencial para que você aceite quem você é e o corpo que você tem.

Considere que cada pessoa é única, assim como cada pessoa vive uma vida com seus próprios momentos bons e ruins. Estar em constante comparação, além de não revelar a realidade da vida, pode te fazer mal.

4. Busque conhecimento

Busque aumentar sua visão de mundo. Conhecer culturas diversas te ajudará a entender que padrões mudam de acordo com regiões e costumes.

Entenda que o que é considerado como belo em um contexto, pode ser entendido de forma diferente em outro.

Compreendendo isto, você entenderá que não precisa seguir padrões impostos pelo meio social, pois tudo se trata de ponto de vista.

5. Cuide da saúde

Uma maneira poderosa de criar um bom relacionamento com seu corpo é cuidando bem dele.

Sendo assim, após desenvolver o olhar carinhoso para o próprio corpo, é importante cuidar bem dele. Isto envolve cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos, pensando não só em perder peso, mas em estar saudável.

Se sentir bem
Se sentir bem

6. Cuide da sua mente

O sentimento com o corpo está muito ligado à qualidade dos seus pensamentos. Por isso, cuidar da mente é algo que você precisa fazer.

Preste atenção à qualidade dos seus pensamentos e à forma como você pensa sobre seu corpo, sobre a estética e outros assuntos relacionados.

Se necessário, conte com a ajuda de um profissional para isso. Sessões de terapia podem te ajudar e muito com a mudança de mentalidade e, por consequência, com tudo o que está relacionado a ela.

Sentir-se bem com o próprio corpo não acontece do dia pra noite, requer dedicação e força de vontade, mas é possível.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.