Principais cuidados com recém-nascidos

Ter um bebê em casa muda a vida de todos da família. A chegada de uma nova vida traz muitas alegrias, mas também causa preocupação e pede alguns cuidados.

Os cuidados com o recém-nascido, além de garantir a segurança do bebê, trazem mais tranquilidade à família. Isto porque cuidar de um bebê é um grande desafio, pois se trata de um ser muito pequeno e delicado.

É comum que os pais tomem decisões erradas e enfrentem problemas, quando não há fonte certa de orientação. Por estarem mais vulneráveis, é comum que os pais ouçam palpites que não são bons.

Para evitar incômodos, é importante procurar orientação adequada. O ideal é, primeiramente, receber acompanhamento do médico obstetra durante a gestação e obter dele as recomendações certas para preparar a chegada do bebê.

Em segundo lugar, após o nascimento do bebê, é ideal buscar pelo pediatra o quanto antes. O pediatra é um profissional capacitado, que ajuda nos cuidados com o bebê. Levar as dúvidas para ele, garantirá os melhores esclarecimentos. Além desses profissionais, atualmente existem profissionais que prestam atendimento às mães, criando e fortalecendo sua rede de apoio. Nesse sentido, é de suma importância procurar por consultoras maternas devidamente certificadas e de confiança.

Para dar uma ajudinha, separamos algumas dicas essenciais:

Principais cuidados com recém-nascidos

1 – Preparação

Enquanto o bebê não chega, prepare o quartinho ou um espaço da casa que dê conforto e segurança para o recém-nascido e para os pais / cuidadores. Além disso, providencie todos os itens necessários para mãe e bebê, tanto para a ida à maternidade quanto para o pós-parto.

2 – Maternidade

Na maternidade, garanta que todos os procedimentos de proteção do bebê sejam feitos. Faça o teste do pezinho e outros testes, bem como as vacinas que são dadas ao nascer.

3 – Ambiente

Após a chegada do bebê, cuide para que a casa se mantenha arejada, limpa, organizada e, principalmente, silenciosa. O clima da casa afeta o comportamento do bebê, por isso, quanto mais calmo e silencioso o ambiente estiver, melhor.

Passeios devem ser evitados no primeiro mês. O ideal é que as saídas de casa aconteçam de forma breve, só para ir ao pediatra ou à casa de pessoas próximas. O contato com muitas pessoas coloca em risco a saúde do bebê.

4- Circulação de pessoas

Evite grande circulação de pessoas em casa, bem como visitas ao recém-nascido. Esta atitude garantirá um ambiente mais tranquilo para a mãe e para o bebê, além de segurança para essa nova vida que chegou.

É normal que as pessoas fiquem empolgadas e queiram conhecer o bebê, porém, para segurança, o ideal é que as visitas não ocorram até que o bebê receba todas as vacinas iniciais.

Cuidados com bebê

5 – Amamentação

No começo, é comum que dar de mama não saia como planejado. Problemas nos seios e de pega correta podem aparecer. Nesse momento é fundamental ter paciência e não desistir de amamentar.

Se sentir dificuldade, procure ajuda. O leite materno é fundamental e indispensável para a saúde e bom desenvolvimento do bebê.

6 – Higiene do bebê

Na maternidade, aprenda com a enfermeira como deve dar o banho no bebê e reproduza em casa.

Providencie um espaço com tudo o que precisa por perto (sabonete, shampoo, toalhas etc.) e preste atenção à temperatura da água da banheira (deve ser medida antes de colocar o bebê).

Ainda durante o banho, faça com cuidado a limpeza dos olhinhos – utilizando algodão molhado. A limpeza das orelhas deve ser feita com cuidado, passando suavemente a própria toalha de banho na parte externa de cada orelha.

A troca de fraldas deve acontecer com frequência e é importante que a higiene seja feita de preferência com lenços umedecidos sem químicos ou com algodão e água morna. Outro ponto a observar é o cuidado com o cordão umbilical, este deve receber limpeza adequada enquanto não cai. Normalmente, leva até 15 dias para que o cordão caia. Até lá, faça a limpeza com álcool de maneira atenta.

Cuidar de um recém-nascido exige muito de quem cuida, mas com preparação correta tudo fica mais fácil e, com isso, curtir essa fase da vida com mais tranquilidade se torna possível.

Cuidados com recem nascidos, cuidados com recem nascidos, cuidados com recem nascidos. Cuidados com recém-nascidos, cuidados com recém-nascidos, cuidados com recém-nascidos. Principais cuidados com recém-nascidos, principais cuidados com recém-nascidos, principais cuidados com recém-nascidos. Principais cuidados com bebê, principais cuidados com bebê, principais cuidados com bebê. Cuidados com bebê recém nascido.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.