Sedentarismo: como vencer a preguiça e ter mais disposição?

Você se sente desanimado, sem vontade de fazer qualquer coisa que te tire da frente da tv ou do celular? Você até planeja metas e deseja sair da zona de conforto, mas sente uma preguiça enorme na hora de colocar em prática? Você passa dia após dia a procrastinar tarefas importantes, principalmente quando se trata de dedicar um tempo ao exercício físico?

Se a sua resposta para estas perguntas é sim, leia com atenção este texto, ele vai te ajudar.

Sentir preguiça de vez em quando é normal, o problema é quando a preguiça se torna frequente, ou seja, torna-se um hábito.

Quando a preguiça é tanta que te impede de fazer o que precisa ser feito, gerando desânimo constante, é preciso se preocupar, pois um estilo de vida preguiçoso abre espaço para um problema sério: o sedentarismo.

O sedentarismo é uma situação na qual a pessoa passa a maior parte do tempo parada, sem praticar qualquer tipo de exercício físico e sem disposição para realizar tarefas diárias.

Essa situação está diretamente ligada ao desenvolvimento de doenças; aumentando o risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, entre muitos outros problemas que afetam o bem-estar, a saúde física e mental.

Para evitar uma vida sedentária é preciso estar atento ao seu estilo de vida, criando uma rotina de cuidados consigo mesmo.

como deixar de ser sedentário
Como deixar de ser sedentário

Veja algumas dicas de como vencer a preguiça, ter mais disposição e, por consequência, mandar o sedentarismo embora:

1. Tome uma decisão

Por mais difícil que seja (e por mais acomodado que você esteja), o primeiro passo para vencer o sedentarismo é decidir.

Aproveite o início do ano e pense no que você deseja mudar. Olhar para os seus hábitos, e identificar o que não está legal, é um grande passo em direção à mudança.

2. Estabeleça metas realistas

Após identificar o que precisa ser mudado, estabeleça metas. Pense no que pode ser feito para mudar seus hábitos, estabelecendo metas que você consiga cumprir.

Comece aos poucos, anote o que precisa ser feito e, em seguida, realize dia a dia pequenas tarefas que te ajudem a melhorar seu estilo de vida.

3. Tente mais de uma vez

Se você nem se lembra mais quando foi a última vez que fez algum tipo de exercício físico, dê o primeiro passo e tente. Tente sair para uma caminhada ao ar livre por 15 minutos, depois tente novamente no outro dia, por um período um pouco maior e assim em diante.

Por menor que seja sua vontade, tente dia após dia e não desista. A tentativa e, principalmente, a repetição te ajudará a mudar seus hábitos e, logo, o que parecia uma tortura, passa a ser mais fácil.

4. Pense nos benefícios

Na maioria das vezes, colocar uma roupa e sair para se exercitar não parece algo tão prazeroso. Mas aquela sensação que você tem depois de praticar um exercício físico é muito satisfatória.

Pois bem, a grande dica aqui é: quando se sentir desmotivado, pense nos benefícios. Por exemplo: se você está com preguiça de caminhar alguns km, pense em como você se sente após a caminhada e foque nisso.

Faça pequenas escolhas, pensando nos benefícios que você terá.

5. Organize sua rotina

Desorganização e vida sedentária, muitas vezes, andam lado a lado. Para melhorar seu estilo de vida, comece por organizar sua rotina e fazer suas atividades em horários delimitados.

Estabeleça horários para suas tarefas diárias, incluindo seus momentos de lazer e descanso. Desse modo, você evita passar o dia inteiro sentado na frente da tv, por exemplo.

6. Comece a fazer exercícios físicos

A grande aliada de uma vida mais saudável é a prática de exercícios físicos.

Pratique exercícios físicos todos os dias, isto te ajudará a mandar embora o sedentarismo, além de trazer inúmeros benefícios para sua saúde como: mais disposição, maior sensação de bem-estar, força corporal, melhor humor, entre tantos outros.

7. Respeite seu tempo de sono

Tão importante quanto movimentar o corpo, é ter tempo de descanso adequado. Dormir bem durante a noite, em média 8h, garantirá ao seu corpo o descanso necessário.

Dessa forma, você não se sentirá cansado durante o dia, o que te ajudará a não se entregar à vontade de se jogar na cama ou no sofá e ficar deitado e improdutivo por horas e horas.

respeite seu tempo de sono
Respeite seu tempo de sono

8. Consulte o médico

Como já foi dito, o sedentarismo abre espaço para doenças. Se você está levando uma vida sedentária, além de decidir estabelecer mudanças, é importante que você consulte um profissional para fazer um check up e, assim, identificar o que precisa ser feito para melhorar a sua saúde.

Com atenção e disciplina, é possível vencer a preguiça e ter uma vida melhor. Cuide da sua saúde, faça isso por você!

como deixar de ser sedentário, como deixar de ser sedentário, ter disposição, como vencer a preguiça, vida sedentária

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.