O que é acne e como tratar corretamente!

Todos nós já passamos por isso: é a manhã de um grande encontro ou uma reunião importante, você se olha no espelho e o que vê? Algumas espinhas inflamadas no rosto.

Muito comum em adolescentes e jovens adultos, a acne é uma doença de pele não infecciosa, que ocorre quando as glândulas sebáceas ficam inflamadas. Portanto, pode ocorrer no rosto, pescoço, costas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), aproximadamente 4 em cada 5 pessoas experimentam acne entre as idades de 11 e 30 anos. Assim, afeta pelo menos 85% da população jovem, com maior incidência entre 15 e 19 anos.

Contudo, suas causas são diversas, desde alterações hormonais, idade, gravidez, entre outras. Portanto, é importante um diagnóstico preciso e um tratamento adequado para ficar com uma pele saudável e brilhante.

Embora a acne não represente um risco sério para a sua saúde, ainda pode ser dolorosa, e causar considerável estresse emocional. No entanto, tenha em mente que a acne é muito tratável, e existem vários tratamentos eficazes.

Para entender melhor sobre a condição, suas causas e principais opções de tratamento, acompanhe nosso artigo de hoje!

o'que é acne
O que é acne

O que é acne?

Nossa pele possui pequenos orifícios chamados poros, que podem ser bloqueados por óleo, bactérias, células mortas da pele e sujeira. Dessa forma, quando um bloqueio ocorre, você pode desenvolver uma espinha, às vezes também chamada de mancha ou cravo.

Por isso, se você tem espinhas com frequência, especialmente várias ao mesmo tempo, você pode ter acne. Assim, podemos definir a acne como uma doença dermatológica, na qual a pele produz espinhas e bloqueios em excesso nos poros.

Contudo, o mais comum é seu aparecimento na puberdade, embora possa durar muitos anos, desde a adolescência à idade adulta. De acordo com estudos, a acne tem 1% de chance de persistir em homens e 5% em mulheres adultas.

Quais são os sintomas da acne?

Acne é um termo amplo para diferentes tipos de erupções na pele. Portanto, essas erupções podem ser encontradas em quase qualquer lugar do seu corpo, mas você as notará com mais frequência no rosto, pescoço, costas, ombros e no peito.

Assim, com acne, você também pode experienciar descoloração da pele, incluindo manchas ou manchas escuras (hiperpigmentação), vermelhidão, inchaço, inflamação, e dor ou sensibilidade na área afetada.

Além disso, também pode causar cicatrizes ou descoloração na pele. No entanto, é mais comum pessoas possuírem um tipo de acne leve, de forma que esses sintomas podem aparecer mais controladamente.

Por isso, sempre acompanhe a saúde da sua pele, e ao notar muitos sintomas como esse, procure atendimento dermatológico.

O que causa a acne?

Especialistas e dermatologistas ainda não sabem exatamente por que algumas pessoas têm acne e outras não. No entanto, há uma série de fatores de risco que podem explicar a presença dessa condição em boa parte da população.

Por exemplo, temos um maior risco de desenvolver acne durante a puberdade. Isso porque durante esse período, nosso corpo sofre muitas alterações hormonais que podem desencadear a produção de óleo, levando a um risco aumentado de acne.

Além disso, outros fatores podem estar envolvidos, como: alterações hormonais devido à gravidez, síndrome do ovário policístico, fumar cigarro, dormir mal, estresse, e  medicamentos como o lítio, anticonvulsivantes e esteroides.

Ainda, a sua dieta também pode ser considerada um fator de risco no desenvolvimento da acne.

Portanto, note se sua alimentação contém muitos produtos envolvendo leite e seus derivados, ou alimentos com altos índices de gordura. Estes que podem contribuir para uma piora do quadro.

o que causa acne
o que causa acne?

Como tratar a acne?

A acne controlada incorretamente ou não tratada, além de dolorosa, prejudica a imagem da pessoa afetada. Por isso, é importante procurar por tratamentos que melhorem a saúde da pele imediatamente.

Portanto, apesar de ser uma patologia muito comum, é a origem de um grande número de distúrbios psicológicos. Dessa forma, acaba influenciando nossas relações com os outros e dificultando o trabalho ou o estudo.

Dessa forma, existem opções terapêuticas que variam de medicamentos de aplicação tópica a vitamínicos. Estes vêm em formato de creme, gel ou loção para evitar o entupimento dos folículos capilares.

Portanto, a esfoliação regular da pele e o uso de cosméticos sem gordura ou sem óleo são uma das medidas que previnem o agravamento da acne, reduzindo sua presença. É importante, desse modo, visitar o dermatologista, que poderá recomendar os produtos mais adequados para o seu tipo de pele.

Ainda, dependendo do tipo de lesão, pode ser necessário o uso de alguns medicamentos retinóides e antibióticos em casos de acne moderada a grave. É comum, também, contraceptivos orais em mulheres serem administrados.

Bons hábitos no cuidado e prevenção da acne

Existe uma vasta gama de soluções para tratar a acne. Porém, acima de tudo, é preciso ser constante e desenvolver uma rotina de aplicação e cuidados para obter resultados melhores.

Lavar bem o rosto todos os dias

É necessário lavar cuidadosamente o rosto todas as manhãs e à noite. Por isso, uma pele oleosa deve ser limpa com um sabonete especial, e permite o uso de um toner.

No entanto, uma pessoa que tem a pele seca deve limpar diariamente com um leite de limpeza, e nunca um tônico ou sabonete. Ainda, a água micelar pode ser usada em todos os tipos de pele.

Utilizar cremes hidratantes específicos para a sua pele

Além de limpar a pele, podemos usar diariamente cremes hidratantes específicos para reduzir a oleosidade, chamados de sebo reguladores ou matificantes. Portanto, eles são eficazes porque regulam a produção de óleo, principal causador da acne.

Faça uso de alguns remédios caseiros

Muitos remédios caseiros podem auxiliar na prevenção e diminuição da acne.

  • O chá verde é rico em antioxidantes, e beber pode promover uma boa saúde. Portanto, também pode ajudar a reduzir a acne por meio de máscaras faciais.
  • Máscaras faciais de mel e canela também podem ajudar a reduzir a inflamação da pele.
  • Aloe vera é uma planta tropical cujas folhas produzem um gel transparente. Dessa forma, o gel é frequentemente adicionado a loções, cremes, pomadas e sabonetes, e por conter ácido salicílico e enxofre, é excelente no tratamento da acne.

Foque na alimentação

Mantenha uma alimentação balanceada, incluindo sempre frutas e verduras, além de muita água. Desse modo, os alimentos para reduzir ou evitar a acne são principalmente aqueles ricos em fibras e ômega-3.

Assim, ajudam a regular o açúcar no sangue e reduzem ou previnem a inflamação da pele, evitando o aparecimento tanto de espinhas quanto de cravos. Por isso, durante o tratamento da acne, além do uso de produtos cosméticos específicos, também é importante melhorar a alimentação.

alimentos que melhoram a acne
Alimentos que melhoram a acne

Não durma de maquiagem

Remover todos os vestígios de maquiagem antes de dormir mantém os poros abertos e previne a acne. Porém, a água morna não é suficiente para remover a maquiagem.

Assim, para remover completamente, você precisará usar lenços removedores sem óleo. Ademais, alguns dermatologistas também recomendam a água micelar como parte dessa rotina, para ajudar a remover a maquiagem sem deixar resíduos oleosos na pele.

Durma bem e reduza o estresse

Uma mudança de hábitos também é necessária. Por isso, preste atenção na sua rotina do sono, e sempre procure ter uma noite completa, de pelo menos 8 horas ininterruptas, todos os dias.

Além disso, busque uma vida balanceada com a prática de exercícios para diminuir o estresse, que pode levar a uma pele não saudável e hábitos alimentares prejudiciais.

Sinta-se bem informado sobre como manter sua saúde e qualidade de vida em dia através do Blog da Litoplan, com artigos novos semanalmente.

O’que é acne, o’que é acne, o’que é acne, o’que é acne e o’que é acne. Cravos e espinhas, cravos e espinhas, cravos e espinhas, cravos e espinhas. O que causa acne, o que causa acne e o que causa acne. Como tratar acne, como tratar acne e como tratar acne.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.