Dezembro Laranja: como combater o câncer de pele

Durante muito tempo, falar sobre o câncer de pele não era tão comum. No entanto, nos últimos anos o assunto passou a ganhar atenção entre as pessoas.

Isto porque, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha Dezembro Laranja: uma ação que busca conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de pele.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele é um tumor que atinge a pele e é o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. A sua causa principal é a exposição excessiva ao sol.

combate ao cancer de pele
Combate ao câncer de pele

Existem maneiras de se proteger contra a doença, e para isso, é preciso estar atento aos seguintes cuidados:

1. Proteja-se do sol

O primeiro aliado da proteção da pele é o filtro solar, por isso, use filtro solar diariamente e não só em horários de lazer.

O ideal é usar protetor solar com fator mínimo de 30 FPS, todos os dias e quando estiver em maior exposição, reaplicar o produto a cada 2 horas.

Além disso, use chapéu, óculos escuros e roupas apropriadas que cubram as partes expostas ao sol.

2. Evite o sol entre 10h e 16h

No horário de verão, os raios solares ficam mais intensos entre 10h e 16h e ficar sob o sol neste horário pode fazer mal.

Portanto, é importante evitar pegar sol durante o período e optar por horários em que os raios estão mais amenos ou seja, antes das 10h e após as 16h.

3. Observe sua pele

Além dos cuidados essenciais de proteção, é importante observar sua pele regularmente, procurando por pintas ou manchas suspeitas.

câncer de pele tipos
Câncer de pele tipos

4. Mantenha bebês e crianças protegidos do sol

Bebês e crianças têm pele sensível e precisam de atenção, por isso, é fundamental cuidar das crianças com aplicação de protetor solar e uso de acessórios de proteção contra raios solares.

No caso dos bebês, é importante conversar com o pediatra para receber as recomendações adequadas sobre exposição ao sol e uso correto do filtro solar.

5. Consulte o dermatologista regularmente

Para sua segurança e tranquilidade, o ideal é consultar o dermatologista pelo menos uma vez ao ano para um exame completo.

A consulta te ajudará a monitorar sua pele e se certificar de que está tudo bem, auxiliando também no diagnóstico precoce de possíveis problemas e tratamento adequado.

O câncer de pele pode ser evitado, mas para isso é preciso estar atento e se prevenir. Nos ajude a promover o Dezembro Laranja e combater essa enfermidade.

Dezembro laranja e vermelho, dezembro laranja e vermelho. Combate ao cancer de pele, combate ao cancer de pele. Câncer de pele tipos. Como é cancer de pele.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Confira todos os detalhes das políticas de privacidade.