Quando crianças, sempre estamos em busca de novas aventuras e brincadeiras em nossos próprios universos. Na vida adulta, podemos acompanhar de perto esses dias de aprendizado e curiosidade que já passamos acontecendo com nossos filhos. Mas sabemos que esses dias podem se tornar terríveis com uma dor de dente.
Além do desanimo e tristeza dos filhos, uma saúde bucal infantil desregulada pode resultar em gastos que poderiam ser evitados com atitudes bem simples. Por isso, organizamos para você alguns cuidados e dicas que podem ajudar a manter a higiene dental de crianças e bebês.
As cáries
Muito cuidado com as cáries. Nem sempre a cárie dá um sinal de dor, pois depende do limite de cada um. Por isso a prevenção é sempre o melhor caminho, já que o dentista consegue diagnosticar a presença da cárie, independente do paciente se queixar de dor ou não.
Mas o que é exatamente uma cárie?
A cárie é uma doença infectocontagiosa, causada por bactérias transmitidas de uma pessoa para outra, através da saliva. Considerada multifatorial, precisa de uma combinação de fatores para o desenvolvimento, como falta de higiene bucal adequada, dieta rica em açúcares, e diminuição do fluxo salivar.
Quando deixamos um dente cariado na boca, estamos deixando um foco infeccioso, podendo atingir a corrente sanguínea, causando endocardite bacteriana, que leva ao derrame ou até mesmo a morte.
Por isso é fundamental manter a atenção a alimentação e saúde dental das crianças. Através do incentivo a alimentação saudável e ensinamentos primários da higiene bucal, com certeza seus filhos terão dentes saudáveis e belos sorrisos.
A importância do flúor
Já parou para pensar que o flúor muito é importante para a saúde bucal infantil? Quando comemos e não escovamos os dentes, eles sofrem a perda de minerais. Esse processo favorece o aparecimento das cáries, que podem ser evitadas justamente pelo processo inverso e preventivo da remineralizarão, feito de flúor.
Junto à saliva, o flúor se liga ao esmalte do dente e preenche micro espaços do esmalte, formando uma camada mais resistente e dificultando o aparecimento das temidas cáries, inimigo número um da higiene dental das crianças.
Um fato interessante sobre o flúor é que ele se está presente em nosso dia-a-dia sem ao menos percebermos. Mesmo usando produtos sem flúor, ele permanece presente em doses menores e de forma positiva. Alguns alimentos como verduras, carnes, arroz, feijão, peixes e a água contém tal substância.
Mas tome cuidado! Apesar de muito utilizado na prevenção da cárie em crianças e adultos, sua ingestão ou utilização em excesso pode causar desde um leve mal-estar à ânsia e vômitos, e ainda provocar alterações nos dentes, conhecida como fluorese dentária.
Higiene bucal para bebês
Os dentes do bebê começam a se formar ainda na gestação, e para que seus sejam saudáveis, é importante que a futura mamãe tenha uma alimentação adequada e consulte um dentista regularmente, que vai orientá-la sobre como agir.
O leite materno é o melhor alimento para o bebê durante os primeiros seis meses de vida. É um ótimo exercício muscular, pois ajuda o bebê a coordenar a respiração, criar hábitos corretos de deglutição, além de estimular o crescimento correto do maxilar, contribuindo para o desenvolvimento da fala.
A mamadeira só deve ser adotada na impossibilidade do aleitamento natural, e evite mamadeiras noturnas quando os dentes nascerem, e não as adoce, o leite já contém açúcar natural, a lactose. A saliva contém microrganismos causadores da cárie e de outras doenças bucais, evite beijar a boca do bebê, assoprar ou provar o alimento, bem como utilizar os mesmo copos e talheres.
Limpar a boca deve fazer parte da higiene bucal do bebe. Antes do nascimento dos dentes, a limpeza pode ser realizada com uma dedeira de silicone, após o nascimento dos primeiros dentes, já é possível utilizar pastas e escovas de dentes de acordo com a faixa etária, preferencialmente com a cabeça pequena, bordas arredondadas e cerdas macias.
Faça movimentos suaves e ordenados com a escova para que massageie a gengiva, limpe restos de alimentos e placas bacterianas, assim os dentes do bebê nasceram e cresceram fortes e saudáveis.
Conclusão
Mantendo os cuidados que citamos sobre a saúde bucal infantil, sabemos que seu filho terá muitos motivos para sorrir e crescer com saúde e disposição. É importante lembrar que em caso de dúvidas não deixe de entrar em contato com um profissional qualificado ou acionar seu plano odontológico.
A Dental Uni possui excelentes soluções acessíveis para sua família, confira alguns planos aqui e mantenha os sorrisos daqueles que você ama em primeiro lugar.